São Bernardo viveu num tempo conturbado, para o qual contribuíram a mistura do temporal com o espiritual; os primeiros embates entre fé e a razão; e a degradação da Cúria romana e do episcopado, afeitos à ostentação. Acrescente-se a isso o relaxamento que tomara conta da ordem beneditina e que afetara um dos seus mais insignes mosteiros: o de Cluny.
Bernardo é o homem de proa que reanima e expande a Ordem de Cister, fundada décadas antes para revigorar o espírito de São Bento. Faz-se cisterciense, acompanhado - tal o seu poder de irradiação - de todos os irmãos homens, do tio, e de colegas que perfazem um grupo de trinta noviços. E no mosteiro receberá bem cedo o encargo de fundar um novo convento, do qual será abade até o fim dos seus dias e pelo qual será conhecido: Claraval.
Neste livro, que trasz o capítulo correspondente a São Bernardo tal qual figura em sua célebre História da Igreja de Cristo, Daniel-Rops coloca diante de nossos olhos a vida e os feitos daquele que seria considerado o "último Padre da Igreja" e o Doctor egregius. Dos tantos aspectos que se poderiam destacar deste santo, o autor sublinha a equilibrada conjunção de uma alma mística e de um homem de ação, de modo a mostrar-nos Bernardo como o puro contemplativo que, no entanto, se ausenta do claustro para batalhar pela ortodoxia na doutrina da fé, para pacificar conflitos entre os poderosos e para imprimir ardor espiritual aos exércitos da Segunda Cruzada.
Especificações do produto:
Nº de páginas: 125.
Encadernação: Brochura.
Formato: 21 x 14
Profundidade: 1,0
Editora: Quadrante
ISBN: 978-65-89820-42-0
Idioma: Português
Ano da Edição: 2021
2249- Anônimo
Avaliações de Clientes
Deixe seu comentário e sua avaliação